Pare de prescrever metronidazol para o paciente com diarreia!
Que atire a primeira pedra o veterinário que não sente aquela coceira na mão pra prescrever um antibiótico quando atende um cão com diarreia aguda, não é mesmo?
Este é um quadro que atendemos com certa frequência na nossa rotina veterinária, e nestes casos, o uso empírico do metronidazol tem sido uma prática comum na medicina veterinária há muitas décadas!
Mas a pergunta que não quer calar: Será que seu paciente realmente se beneficia dessa prescrição? Estudos recentes avaliando seu uso em casos de diarreia sugerem que o metronidazol é utilizado de forma inadequada em muitos casos. E hoje trago um artigo recente que fez uma revisão das evidências do uso de metronidazol e outros antibióticos na diarreia aguda na literatura humana e veterinária, bora conferir?
Bom, primeiro ponto a ser destacado é que a diarreia aguda pode ser causada por diversas fatores, como estresse, indiscrição alimentar, parasitismo gastrointestinal, alterações ambientais, mudanças rápidas na dieta ou administração de medicamentos, entre outras causas, e a maior parte dos casos é leve e autolimitada. E o que isso quer dizer? Que a grande maioria se resolve dentro de 2 dias!
Neste artigo, os autores mostram que o uso do metronidazol no tratamento de cães com diarreia aguda contrasta com as recomendações feitas para pacientes humanos. As diretrizes do Colégio Americano de Gastroenterologia desaconselham o uso empírico de antimicrobianos em humanos, uma vez que as evidências disponíveis não suportam seu uso.
Tá, mas e na veterinária? Os autores deste artigo fizeram uma revisão dos últimos trabalhos que avaliaram os efeitos do metronidazol no tempo de resolução da diarreia e verificaram que a maioria dos estudos não consegue identificar melhora significativa nos desfechos clínicos associados a administração do metronidazol! Dá uma olhada no que eles encontraram:
Traduzindo o gráfico acima: Dos estudos avaliados, 1 demonstrou que há melhora na velocidade da resolução do caso com o uso de metronidazol, 2 mostraram que o metronidazol não teve efeito na velocidade de resolução em comparação com placebo ou probióticos e 4 estudos mostraram que outras intervenções aceleraram a melhora do quadro clínico quando comparadas com o metronidazol!
Consegui te convencer de que o uso indiscriminado de metronidazol pra qualquer paciente apresentando diarreia não serve pra nada?
Talvez você esteja pensando, “eu sempre fiz e dá certo”, mas será que dá certo mesmo? Será que seu paciente não ia melhorar mesmo sem o uso do antibiótico? E nesse momento você pode estar pensando “ah, mas mal não faz” Será? Dá uma olhada no que o artigo fala sobre isso