Fibroplasia esclerosante eosinofílica: você já ouviu falar nesta doença?
Alguma vez na sua rotina clínica você se deparou com um diagnóstico feito por algum colega ou sugerido por um exame histopatológico e pensou: "Nossa! Nunca ouvi falar nesta doença!"
Certamente todos nós já passamos por isto, porque não tem como conhecermos todas as doenças que existem, e porque muitas enfermidades são raras, e talvez nunca cheguemos a ver um caso. Por outro lado, quanto mais ampliarmos nosso conhecimento sobre as doenças, maior a chance de realizarmos o diagnóstico ao nos depararmos com a enfermidade. Afinal, só podemos diagnosticar aquilo que conhecemos. Neste contexto, trago este artigo publicado recentemente no renomado Journal of Veterinary Internal Medicine, que trata de uma enfermidade felina pouco comum na nossa rotina: a fibroplasia esclerosante eosinofílica gastrointestinal. E aí vet, já tinha ouvido falar desta doença?
Boa leitura, vet!
A Fibroplasia esclerosante eosinofílica gastrointestinal é uma enfermidade que ocorre em gatos, sendo caracterizada por massas no trato gastrointestinal, mesentério e linfonodos abdominais.
Este artigo descreve as características clínicas, laboratoriais, tratamento e prognóstico de 60 pacientes com doença. A idade de apresentação variou entre 3 e 9 anos de idade, com média de tempo de evolução dos sintomas de 90 dias. Os sinais clínicos mais comuns foram perda de peso (60%), hipo ou anorexia (55%), vômitos crônicos (37%), letargia (35%) e diarreia (27%). Massas foram localizadas no intestino delgado (32%), estômago (27%), junção ileocolica (15%), cólon (10%), linfonodo (8%) e mesentério (8%).
Cerca de 15% dos animais tinham mais do que uma massa. Eosinofilia foi detectada em 50% dos gatos e hipoalbuminemia em 28%. Em 37% dos pacientes foi realizado ressecção cirúrgica da massa e 98% foram submetidos a terapia com corticoide.
Não houve diferença na taxa de sobrevida de animais submetidos a cirurgia em relação aos que fizeram apenas tratamento medicamentoso. Quase 90% dos animais estavam vivos no momento da confecção do artigo. Desta forma, a Fibroplasia esclerosante eosinofílica gastrointestinal é um importante diagnóstico diferencial para a presença de massas abdominais em pacientes felinos, com bom prognóstico de sobrevivência.
Grande abraço!
Professor Paulo Ferian.